quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pensamento em Bronze


Rodin, ou melhor, dizendo AUGUST RODIN, foi um escultor frances que deixou muitas obras primorosas para a humanidade. Nascido na França em 1840 não teve grande êxito com suas primeiras peças. Coisa muito comum com novos artistas.

Umas de suas obras mais consideráveis, a meu ver, é O PENSADOR, datada de 1880, mas vindo a ser conhecida do grande publico em 1904.

Um homem nu, (muito sugestivo) todo de bronze de corpo atlético e, talvez, contorcionista, pois se reparar bem, ele está apoiando o cotovelo direito na coxa esquerda. Para um ser humano, ficar nessa posição por mais de 10 minutos seria um veneno a coluna. Somente nas mãos de um grande mestre da escultura para isso se tornar realidade. Apesar de que, no mundo das artes TUDO É POSSÍVEL!

Esse pensador foi concebido, a primeiro momento, para incorporar a obra PORTA DO INFERNO, que ilustra a obra de Dante, a Divina Comédia (tema para outro post). Mas ficou de fora do tal porta. Esta obra de Rodin tem mais 20 cópias pelo mundo, ampliadas para o deleite dos admiradores.

Diz uma lenda que Rodin usava corpos reais em suas obras e por isso havia tanta perfeição em suas curvas e detalhes. Isso soa inveja de artistas que não tinha o talento do escultor, que se foi em 1917, com fama e louros.


Uma outra perspectiva

Um comentário:

  1. Gostei muito do post. Contudo, estou esperando anciosamente o sobre a obra "Divina Comédia" de Dante. Seus comentários estão ótimos.
    Abraços. Estou no aguardo!
    Afinal, promessa é divida.

    ResponderExcluir